Título completo: Polémicas & Jogos de verdade

Autor: Amílcar Coelho

Colecção: Ensaio – 11

ISBN: 978-989-8812-55-1

N.º de páginas: 192

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

Este livro não trata de avalizar a clássica controvérsia Sérgio-Caraça. As questões abonatórias são sempre reversíveis e puramente formais. Ainda assim, sobretudo quando o polemismo pode ser compreendido como “uma maneira de não pensar”, não se pode deixar de sublinhar  a pertinência das questões (platonianas e outras) argumentadas por Sérgio e Caraça. A controvérsia é pensante e dá que pensar. O decisivo, para bem compreender o sentido dessas práticas de argumentação, não é tanto a mitologização do polémico (polemismo), como a própria possibilidade da perversão do pensar polémico.

«O mérito de Amílcar Coelho em trazer hoje à luz, de modo renovado, o tremendo feixe de questões pelos quais os episódios da vida são constituídos, é por demais merecedor de aplauso. Porque é esta a força do espírito livre que precisamos de educar, proteger, acarinhar, partilhar. O espírito livre-se encontra-se, sistematicamente, do lado bom das coisas: daí a sua força. O espírito livre está virado para o futuro, para a transformação, para as tarefas novas a desempenhar numa sociedade permanentemente em construção. O espírito livre renega o conformismo, rejeita o dogmatismo, repele a superstição. Precisamos dele como do ar para respirar.» (João Caraça, Excerto do Prefácio)

 

Título completo: Cruise Tourism – a multidisciplinar and systemic approach

Autores: Vários

Organizadores: Cláudia Soares, Ericka Amorim e Fábia Trentin

Colecção: Ensaio – 10

ISBN: 978-989-8812-38-4

N.º de páginas: 238

Preço: Não disponível

Disponibilidade: Não disponível

 

Sinopse

This book seeks to welcome as well as instigate debate between academics who operate in the various branches of tourism, and especially those who operate in the area of Cruise Tourism.

The intention of this book is not to be a manual about cruises, nor to comment on how to operate these voyages. The idea is to bring together various specialists in different areas of the study of tourism, opening the debate to the area of Cruise Tourism and enlarging the perspective of the themes and the possibilities that this book holds.

The cruise tourism market has grown and changed over the years. What used to be an area focused on a public with high purchasing power and very concentrated on specific geographic locations (like the Caribbean and the United States) is now enlarging its scope in the market. Today there are cruises designed for the most varied of wallets as well as various options in terms of duration and destination.

Voyages on cruise ships possess particularities which should be explored in academic and scientific discussions. Cruise ships in and of themselves, and not necessarily the destination of the stopovers, often represent the attraction. This, among so many other particularities, justifies further study. The context of these voyages, the relationship of the passengers with the destination, the behaviour of the consumer of these products, the relationship of the tourist with the destination, the representation of the location of the ports (and cities) of arrival and departure, the impact of the cruises on the destination, the health and safety of the travellers on ships are some of the subjects which deserve prominence.

Cláudia Soares, Éricka Amorim and Fábia Trentin

 

Título completo: Cruzeiros Turísticos: Uma perspectiva sistémica e multidisciplinar

Autores: Vários

Organizadores: Cláudia Soares, Ericka Amorim e Fábia Trentin

Colecção: Ensaio – 9

ISBN: 978-989-8812-09-4

N.º de páginas: 390

Preço: Não disponível

 

 

Disponibilidade: Não disponível

Sinopse

Segundo as responsáveis organizadoras, «este livro busca tanto acolher como instigar diversos debates entre académicos que atuam nos diversos ramos do turismo e especialmente aqueles que atuam no ramo das viagens de Cruzeiros». Em sua opinião, «não tem a intenção de ser um manual sobre Cruzeiros e tampouco trazer verdades de como se operam essas viagens». A ideia que presidiu foi, essencialmente, «reunir diversos profissionais especialistas em áreas distintas do estudo do turismo, abrindo o debate para a área de Cruzeiros Turísticos e ampliar a perspectiva da temática e das possibilidades que este livro carrega».

vanguarda_capaTítulo completo: Vanguarda e Hibridismo na Arte Portuguesa do Século XX: de 1968 a 1974 e as décadas anteriores
Autor: Raquel Pelayo
Colecção: Ensaio, 8
ISBN: 978-989-8044-60-0
Nº de páginas: 256
Preço: 15 euros
Disponibilidade: Disponível no promotor: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

COMO ENCOMENDAR
Sinopse:
Trata-se de uma obra no âmbito da História das Artes Plásticas Portuguesas Contemporâneas que marca a diferença pelo uso de uma perspectiva internacional, a partir da qual se delineiam os vectores estruturantes e caracterizadores da produção das artes plásticas portuguesas no século XX, considerando as condições culturais, económicas e políticas de Portugal no mundo, centrando o enfoque no complexo período de charneira do marcelismo.

cruzeiros_capaTítulo completo: Abordagem Multidisciplinar dos Cruzeiros Turísticos
Autores: Vários
Colecção: Ensaio, 7
ISBN: 978-989-8044-56-3
Nº de páginas: 154
Preço: Não disponível
Disponibilidade: Disponível no promotor [Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.]
[COMO ENCOMENDAR]
Sinopse:
O turismo de massa chegou ao sector de cruzeiros marítimos há poucas décadas. O glamour e o luxo de uma era dourada começaram no século XIX, com os navios movidos a vapor e supridos com electricidade, duas novidades tecnológicas da época. Até depois da Segunda Guerra Mundial, os navios dominaram as rotas globais, levando passageiros e cargas por todo o planeta. A ascensão do transporte aéreo foi paulatinamente dominando o mundo graças à velocidade e practicidade e os navios foram-se tornando, eles mesmos, destinos de lazer e entretenimento, gastronomia e recreação.

encenacao_arteTítulo completo: A encenação da arte
Autor: Fernanda Maio
Colecção: Ensaio, 6
ISBN: 978-989-8044-45-7
Nº de páginas: 262
Preço: 16 euros
Disponibilidade: disponível
Sinopse:
A autora propõe-se clarificar os modos de produção da arte contemporânea, e sobretudo as mudanças ao nível da reinvenção do papel social da arte e dos artistas. Centra-se para isso nas estratégias e tácticas de jovens artistas enquanto agentes fundamentais da arte, que retomam questões essenciais da Arte Conceptual, da Arte da Instalação e das práticas designadas como site-specific. A crescente flexibilidade e mobilidade exigidas aos artistas nos últimos anos acompanham as novas formas de trabalho, mas são também uma consequência das mudanças nas políticas culturais e no apoio às artes. Pretende-se que os artistas façam obras de arte vistas como socialmente úteis, ou susceptíveis de alargar o seu público-alvo. Os artistas dependem das instituições de arte mais do que nunca, mas também investem em, e propõem, novas formas de apoio, de visibilidade e de distribuição. Daí resulta a produção de obras que são cada vez mais discursivas, documentadas e deslocadas.
 

capaTítulo completo: Bem-Estar e Qualidade de Vida - Contributos da Psicologia da Saúde

Autor(es): Vários

Colecção: ENSAIO, 5

ISBN: 978-989-8044-14-3

Nº de páginas: 316

Preço: 20 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

Mais bem-estar e melhor qualidade de vida são aspirações comuns a todos os humanos. Geralmente, associamos o bem-estar à presença de afectos positivos, como a alegria, o amor ou tranquilidade, e a qualidade de vida à presença de segurança, saúde, conforto ou riqueza.  Bem-estar e qualidade de vida são dois dos principais vectores daquilo que definimos como felicidade.

capaTítulo completo: para além das aparências

Autor: Jacques Derrida e Antoine Spire

Colecção: ENSAIO, 4

ISBN: 978-989-8044-12-9

Nº de páginas: 48

Preço: 10 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:
Nesta entrevista com Antoine Spire, Jacques Derrida (1930-2004), filósofo francês cuja obra se move pela ideia e pela prática da desconstrução da metafísica ocidental, retoma, num estilo especialmente eficaz e directo, alguns dos temas que deslocou para o centro do pensamento contemporâneo. A teoria da escrita e do rasto, o pensamento da diferença, os espectros, a hospitalidade, a amizade, a democracia, o perdão, o segredo, a própria ideia de desconstrução. E ataca sem atenuantes os que tentam denegrir o seu trabalho, reafirmando a necessidade de não ceder na complexidade necessária da tarefa filosófica ou da escrita literária, contra os processos de interpretação sumária e as simplificações jornalísticas.

cancao_obra Título completo: A canção da obra

Autor: Gustavo Rubim

Colecção: ENSAIO, 3

ISBN: 978-989-8044-05-1

Nº de páginas: 144

Preço: 15 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR

Sinopse:

Em dois conjuntos de quatro ensaios, montados segundo uma ordem que não é arbitrária, este livro mostra novos exercícios na «arte de sublinhar», que o autor defende como a melhor descrição do seu trabalho crítico.

a_ti_palavraTítulo completo: A ti, a palavra por vir – Uma reflexão sobre a gramática e o sentido

Autor: Cecília Basílio

Colecção: ENSAIO, 2

ISBN: 989-8044-00-4

Nº de páginas: 192

Preço: 15 euros

Disponibilidade: disponível

Sinopse:

Este livro está estruturado em três vertentes, «propostas como as três faces laterais de um prisma triangular»: na primeira, a autora atem-se à problemática da leitura e da escrita, centrando-se na construção e desconstrução do(s) sentido(s); na segunda, defende a viabilidade da gramática dita “tradicional”, se for objecto de uma actualização discernida; e, finalmente, apresenta uma visão sintetizada da gramática dita “funcional”, tendo em conta os aspectos inovadores que lhe permitiram proceder aos reajustamentos que propõe «fazerem-se naquela que os séculos consagram».

capaTítulo completo: Infinito Singular - Sobre o não-literário

Autor: Rui Magalhães

Colecção: ENSAIO, 1

ISBN: 989-8044-04-4

Nº de páginas: 221

Preço: 15 euros

Disponibilidade: disponível

[COMO ENCOMENDAR]

Sinopse:

A literatura, ou aquilo que assim denominamos, é uma resposta aparentemente una a uma multiplicidade de interrogações. O literário é donde provém a unidade; o não literário é, pelo menos em parte, a multiplicidade que subjaz, e que é frequentemente apagada por essa unidade.
Este livro pretende ir mais além do literário, ao ponto exactamente anterior à constituição do literário, àquele momento em que o problemático não foi ainda submetido à retórica literária, em que o texto nascente não é ainda texto literário porque não responde a questões colocadas pelo literário, não está ainda na corrida pelo seu direito a ser literário.