Artigos relacionados

Na montra

capa-peq-Cad-6.jpg

“Ao Encontro de Leiria” é o título de um livro didáctico, dirigido para um público infanto-juvenil, da autoria de Ana Vale, com edição do Município de Leiria. Com 64 páginas, foi produzido pela Textiverso, de Leiria, e lançado no dia 22 de Abril, na sala do Capítulo do Museu de Leiria. Estiveram na mesa, para além da autora, o Vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Dr. Gonçalo Lopes, o editor, Carlos Fernandes, e a apresentadora, Maria Clara de Sousa Fonseca.

Pedro Moniz, da Barreira, é o autor de um livro ficional, com alguns aspectos monográficos, que tem por título “Ai! Joaquinita – Crime à beira de água”, com 158 páginas, produzido pela Textiverso e lançado em Leiria, no Celeiro da Casa do Terreiro, no dia 22 de Abril de 2017. Na mesa estiveram, para além do autor, o Vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Dr. Gonçalo Lopes, o Presidente da União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, José Cunha, o Pároco de Barreira e Cortes, P. Augusto Gonçalves, o editor, Carlos Fernandes, e o apresentador e escritor António Nunes. A sessão teve a ilustração musical do Coro de Câmara AdesbAcapella e a audição de um tema gravado, com poema de Pedro Moniz musicado e cantado por Pedro Jordão. Celeste Alves declamou o mesmo poema.

O livro “Figueiró dos Vinhos – Coletânea Documental”, da responsabilidade de Miguel Portela, foi lançado em Figueiró dos Vinhos no dia 15 de Abril de 2017, no Museu e Centro de Artes, integrado nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Tem 478 páginas e foi  produzido pela Textiverso, de Leiria.

A apresentação foi feita por Carlos Fernandes e pelo autor que destacaram a importância de reunir em volume e disponibilizar para o público um tão vasto conjunto de documentos (178) produzidos ao longo de oito séculos, desde 1135 a 1902.

Na Casa-Museu João Soares foi lançado no dia 1 de Abril mais um livro de poesia da autoria de Carlos Lopes Pires, desta feita com o título “a minha poesia é uma ignorância”. Tem 176 páginas e foi produzido pela editora Textiverso. A apresentação foi feita por Pedro Jordão e por Luís Vieira da Mota, cabendo a Celeste Alves dizer alguns trechos deste livro que é dedicado a António Rêgo, recentemente falecido.

No âmbito das comemorações do 1.º Centenário da Restauração do Concelho da Marinha Grande, foi ali apresentado no dia 26 de Março de 2017, no auditório do Edifício da Resinagem, o livro Elucidário do Pinhal do Rei, da autoria de Gabriel Roldão. Produzido pela Textiverso, este livro, com capa cartonada, tem 768 páginas e impressão a cores.

Na mesa estiveram, para além do autor, o Presidente da Assembleia Municipal, Telmo Ferraz, o Presidente da Câmara da Marinha Grande, Paulo Vicente, a Presidente do Rotary Club da Marinha Grande, Cristina Simões, o fotógrafo Gonçalo Lemos e o editor da Textiverso, Carlos Fernandes.

Na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere foi lançado, na tarde do dia 25 de Março de 2017, um livro sobremaneira importante que tem por título Guia das Plantas Lenhosas e Sublenhosas Espontâneas no Sítio Sicó-Alvaiázere da Rede Natura 2000. São autores o Professor Mário Lousã, agrónomo e botânico de renome, e a Professora Sílvia Ribeiro, biofísica e bióloga. O livro tem 94 páginas, é uma edição da Al-Baiäz – Associação de Defesa do Património e foi produzido pela editora Textiverso. Na mesa estiveram, para além dos autores, a Presidente da Al-Baiäz, Dra. Maria Adelaide Furtado, e a Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Dra. Célia Margarida Gomes Marques.

No âmbito das comemorações do 1.º Centenário da Restauração do Concelho da Marinha Grande, foi apresentado no passado dia 19 de Fevereiro, na Marinha Grande, no Edifício da Resinagem, o livro “Pereira Roldão - Velha Família da Marinha Grande”, da autoria de Gabriel Roldão. Na realidade, trata-se da reimpressão da edição de 2009, praticamente esgotada no dia da apresentação (em S. Pedro de Moel). O livro tem 468 páginas e é uma produção da Textiverso, de Leiria.

Esta reimpressão foi doada pelo autor à Confraria da Sopa do Vidreiro para quem reverte o produto das vendas.

Luís Cardoso, de Maceira, é o autor do livro de poesia “Manuscrito sentido” que foi lançado no passado dia 28 de Janeiro de 2017, no auditório da Fundação Caixa Agrícola de Leiria. Tem 138 páginas e foi produzido pela editora Textiverso, de Leiria. Para além do autor e do editor, Carlos Fernandes, estiveram na mesa o Vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, os Presidentes de Junta de Freguesia de Maceira, Vítor Santos, e de Leiria, José Cunha, o empresário Joaquim Rodrigues (Egro) e o Padre Vítor Melícias, que falou do autor e do livro. A psicóloga Sílvia Neves e as professoras Adelaide e Adriana declamaram alguns poemas do livro, enquanto o pianista Vítor Moreira interpretou alguns temas musicais.

Uma das salas do Clube Recreativo e Desportivo do Soutocico (Soutocico, Arrabal) encheu-se para partilhar uma excelente tarde cultural a pretexto do lançamento do livro “Em contramão – Memórias biográficas”, da autoria de José Adelino Vieira Brites, justamente do Soutocico. Tem 96 páginas, é uma edição do autor, com produção da Textiverso. Na mesa estiveram, para além do autor, o Dr. Mário Marques da Cruz, a Dra. Helena Brites (Presidente da Junta de Freguesia do Arrabal) e o editor, Carlos Fernandes.

O auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande foi o espaço eleito por Conceição Faria Alexandre, de São Pedro de Moel, para lançar o seu volume de memórias biográficas que tem por título “Longo e sombrio Inverno”. A sessão ocorreu no dia 17 de Dezembro de 2016, e teve duas amigas na apresentação: Ana Cristina Luz, que traçou o seu perfil biográfico; e Cristina Nobre, que falou mais propriamente sobre o conteúdo do livro, que tem 224 páginas e foi produzido pela Textiverso.

A Biblioteca Municipal de Leiria acolheu no dia 15 de Novembro de 2016 o lançamento do livro “Quando Leiria Canta”, da autoria de Alda Sales Machado Gonçalves. É um volume de 208 páginas em formato A4, produzido pela Textiverso, de Leiria, e editado pelas Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal de Leiria (Associação) e pelo Orfeão de Leiria | Conservatório de Artes.

Na mesa estiveram, para além da autora, a Presidente das Obras Sociais, Dra. Margarida Alexandra Silva, e o Director do Orfeão, Dr. Acácio de Sousa, e o Vereador da Cultura da Câmara, Dr. Gonçalo Lopes.