juntos001

Com ao auditório repleto, foi lançado no Hospital de Santo André (HSA), de Leiria, no dia 4 de Dezembro de 2010, o livro “Juntos no Desafio – Guia para a promoção de competências parentais”, da autoria de três psicólogos leirienses: Paulo José Costa, Susana Heleno e Carla Pinhal. Presentes na mesa, para além dos autores, o Dr. Bilhota Xavier, Director Clínico dos Serviços Pediátricos do HSA, a Dra. Arlete Crisóstomo, ex-responsável pela Consulta do Desenvolvi-mento, e Carlos Fernandes, representante da editora. Na plateia viam-se outros responsáveis e clínicos, designadamente o Dr. Hélder Roque, Presidente do Conselho Administrativo do HSA, e João Teodósio, Presidente da APPDA de Leiria, para além de pais de crianças e adolescentes que são acompanhados pelos autores, assim como profissionais desta área, a quem o autor deixou o desafio para testarem e avaliarem a metodologia, refutarem as suas propostas e apresentarem outras sugestões.

juntos002

Com produção da Textiverso e ilustração de Sílvia Patrício, este autêntico manual destina-se a pais de crianças e adolescentes com PHDA (Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção) e Perturbações de Comportamento. A apresentação da obra e dos autores esteve a cargo da Dra. Arlete Crisóstomo, Médica Pediatra do Desenvolvimento e também prefaciadora, que aproveitou o ensejo para comunicar a sua aposentação do serviço do Hospital, onde desde 1988 desempenhava funções. A pediatra deu o seu testemunho emocionado e falou ainda da importância de um trabalho como este para ajudar os pais que, por vezes com mais do que um filho com este problema, se vêem incapazes de agir e sem soluções.
Segundo os autores, este guia é uma proposta de intervenção apoiada na literatura produzida internacionalmente, que sustenta que uma das terapias empiricamente validadas e considerada como mais eficiente no tratamento da PHDA e das Perturbações de Comportamento em crianças e adolescentes consiste no Treino de Competências Parentais.
Em concreto, o livro tem 144 páginas, organizadas sob a forma de um Programa Estruturado de Educação Parental, integrando 12 Sessões de Intervenção, sendo que cada Sessão deverá ser implementada pelos Pais durante o período mínimo de uma semana. Assume-se como um Programa de grande valia terapêutica, podendo também ser usado em diferentes contextos, por técnicos na área da intervenção psicológica, comportamental e/ou clínica, que exerçam as suas funções nos contextos educativo e da saúde.
Esta publicação contempla ainda a edição online do website www.juntosnodesafio.com no qual (entre outros conteúdos existentes), todos os documentos utilizados no Programa "Juntos no Desafio", disponibilizados como recurso técnico-prático neste guia de intervenção, estarão ao dispor em formato PDF, em versão para impressão a cores, para download gratuito, conferindo a esta publicação um carácter dinâmico.
Os autores do livro quiseram associar a sua publicação a uma causa solidária ou de cariz humanitário, pelo que, publicamente, entregaram um cheque de dois mil euros, correspondentes a uma percentagem dos lucros a obter com a sua venda, a João Teodósio, responsável pela APPDA - Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo - Núcleo de Leiria.
Durante o evento estiveram ainda em exposição 20 das 70 ilustrações do manual, da autoria da artista plástica leiriense Sílvia Patrício, desenvolvidas exclusivamente para este projecto, e cuja venda reverteu a favor do Serviço de Pediatria do Hospital de Leiria.
Veja os textos de apresentação da Dra. Arlete Crisóstomo e do Dr. Paulo Costa em Autores/Apresentações