Aspecto da sessão
A Sociedade da Língua Portuguesa (SLP) promoveu em Lisboa, no Hotel Açores-Lisboa, uma sessão que teve por tema "À mesa com Carlos Lopes Pires". Foi no dia 21 de Janeiro de 2011 e constou de um jantar, seguido da apresentação do escritor e poeta leiriense, em particular do seu último livro, e da audição de poemas da sua autoria.
Foi, aliás, a poesia de Carlos Lopes Pires que esteve em destaque, muito especialmente o livro “Te quiero”, quarto volume da colecção “Poesia”, da Textiverso. O novo volume tem 80 páginas, constituindo o segundo do autor nesta colecção.
O repasto
A presidente da SLP, Elsa Rodrigues dos Santos, fez a apresentação do autor, referindo as inúmeras obras publicadas até à data pelo poeta, sem esquecer as que, enquanto psicólogo, produziu também. Diria sobre o novo livro agora publicado: «"Te quiero" é um livro com uma poesia um tanto diferente dos outros livros publicados, mais intimista, todo consagrado ao amor, embora nos restantes livros se verifique a mesma carga lírica, quer falando-se da cidade ou da região que o viu nascer. Igualmente os símbolos míticos ou do sagrado surgem em “O livro das pequenas orações”, ou em “As estações de Deus”.» Na verdade, mais do que um livro apaixonado, "Te quiero" é um livro de paixão, com um título em espanhol ecoando no interior onde está inserido um poema na mesma língua, aparentemente fruto da sua recente ligação com Espanha, através do território e dos afectos.
Para além de Elsa Rodrigues, esteve na mesa com Carlos Pires um outro grande poeta, João Rui de Sousa, também frequentador irregular da região de Leiria e grande amigo do escritor leiriense. Depois da apresentação, alguns intervenientes disseram poesia. Foi o caso de Soares Teixeira, Adelaide Oliveira, Benjamim Monteiro e a esposa de Pires, María, de naturalidade espanhola. O próprio Pires leria, a fechar a sessão, um longo texto que tem por título "a palavra da salvação", sobre o que se levantou uma breve polémica.