estrada001

O Professor Doutor António José Marques Vieira de Santa-Rita (Arquiteto, M. Sc. Ph. D.) e o Eng. Eduardo Zúquete (antigo vice-presidente da ex-JAE), ambos com ascendência familiar em Leiria, foram os apresentadores do livro “A Estrada de Rio Maior a Leiria em 1791”, de Ricardo Charters d’Azevedo, lançado no dia 17 de Setembro de 2011 no Arquivo Distrital de Leiria.

Trata-se de um livro de formato grande (A4), com 158 páginas (32 em cor), mais quatro cartas coloridas, de formato A3, em extratexto. É o volume n.º 15 da colecção “Tempos & Vidas”.

 

Para além de leirienses por ascendência e afinidades múltiplas, os apresentadores são autênticos especialistas:

O Eng. Zúquete, que foi alto responsável na ex-JAE, mais que do livro, dissertou sobre as suas memórias de Leiria e das estradas de Portugal. Foi uma intervenção longa, mas espontânea e extremamente comunicativa. A plateia ficou pregada e não descolou. Pena que não tivesse deixado escrito o que disse, mas que foi importante e era urgente dizer-se.

Por sua vez, o Professor Santa-Rita, de uma forma mais técnica, fez uma viagem pela história das estradas ou, melhor, das vias de comunicação que, como se deve imaginar, eram em Portugal muito deficientes. Referiu, aliás, o que um viajante britânico escreveu a propósito das estradas em Portugal em 1822, e que considerava as existentes «tão más que punham em risco a vida dos viajantes, particularmente no inverno, devido à falta de pontes em especial no sul». Segundo Santa-Rita, «este estado rodoviário manteve-se até ao final da década de 20 do século XX»!

Sobre o livro em apreço, diria que, «com base numa planta topográfica com uma dimensão de cerca de 2,40 m, mandada levantar pela rainha D. Maria I em 1791, o autor debruça-se sobre elementos particulares dessa carta, desde os então oficiais topógrafos a grande parte dos atores que tinham ligações a Leiria». Santa-Rita corrobora que «o mapa é um levantamento minucioso das propriedades e povoações da época, marginais à zona de trabalho que revelam um excelente arquivo cadastral». E acrescenta ainda: «É minucioso, pois não só mostra o tipo de cultivo (as árvores de diferentes espécies são mostradas em perspetiva tendo uma pequena sombra), como mostra também as casas, caminhos, rios, ribeiras, poços, fontes e acidentes, à semelhança do que hoje se pode observar através de um mapa reproduzido pelo Google Earth. Tem ainda a vantagem de indicar os nomes dos proprietários, como qualquer mapa de expropriações e ainda as referências mais longínquas para referência próxima como o castelo de Porto de Mós, Igreja do Juncal, etc.  É um documento sério e fiel do que se passava nessa zona da estrada.»

estrada002

Sobre os executantes do mapa disse Santa-Rita: «Mas o autor vai ainda mais longe. Muitos dos atores ligados a este levantamento e a esta estrada, tinham ligações a Leiria.

José Diogo Mascarenhas Neto, Desembargador e homem sabedor, nomeado Superintendente Geral das Estradas e Juiz de Fora de Leiria. Mascarenhas Neto que publicou o Novo Método de Construção de Estradas, obra notável citada pelo autor. E refere Conrad Heinrich von Niemeyer que levantou os terrenos para a estrada de Rio Maior a Leiria e projetou as pontes sobre o Rio Lis e Lena. E ainda Johan Casper Heinrich Giffenig, cuja numerosa descendência é notória aqui na cidade, e o Sargento-Mor Joaquim Oliveira, e outros. De Niemeyer há um descendente que toda a gente conhece de nome, o Arq. Óscar Soares Filho, mais conhecido por Óscar Niemeyer.»

Santa-Rita concluiria: «Ricardo Charters d'Azevedo está de parabéns. Deu-nos um magnífico repositório da vida e dos valores de Leiria dos princípios do século XIX, um elemento de trabalho, análise e de meditação para trabalhos futuros, fruto de intensa e persistente pesquisa e investigação, que é um trabalho solitário para o investigador, dolorido, que não se vê, mas uma base excelente para trabalhos futuros, complementado com genealogias, grande parte delas desconhecidas.»

Não há, pois, dúvida que, pela sua profundidade e abrangência, este estudo faz história na região Centro do País.

(Pode ver o texto integral da apresentação do Professor Santa-Rita na secção Autores/Apresentações.)