torga_bilingue001
O “Dia de Miguel Torga em Leiria” foi assinalado no ano de 2012, a 4 de Fevereiro, com o lançamento de um novo guia da cidade, agora em versão bilingue (português e inglês), com o título A Leiria de Miguel Torga - Guia da Cidade / The Leiria of Miguel Torga - A city guide, da autoria de Carlos Alberto Silva, com produção editorial da Textiverso.
A versão inglesa do texto é da Professora Doutora Maria Cecília Basílio, com revisão da Dra. Sandie Mourão. Ambas estiveram com o autor na sessão de lançamento, a todos tendo sido oferecido um ramo de flores pela Presidente da Junta de Freguesia de Leiria, Dra. Laura Maria Esperança.
A versão inicial, só em português, datava de Fevereiro de 2010.
A apresentação desta versão bilingue do guia torguiano da cidade esteve a cargo do próprio autor que, no texto introdutório do livro, dá nota da geografia urbana, entretanto alterada:
«A época em que Miguel Torga viveu e teve consultório em Leiria (1939 / 1941-42) foi também um tempo de grandes transformações na malha urbana da cidade, em particular, no «bairro» onde o médico e escritor se estabeleceu. Quem palmilhar hoje as ruas daquela zona dificilmente reconhecerá as que o autor descreve em A Criação do Mundo e noutras obras suas e que as fotografias da época atestam. Num período relativamente curto, demoliram-se edifícios, alargaram-se ruas e outras foram abertas, transformando muito significativamente a traça do local.»
torga_bilingue002
Depois, sintetiza o período que corresponde ao da actividade de Torga em Leiria:
«Nesta terra, que o autor considerou uma «encruzilhada do destino», viveu Torga um dos períodos mais intensos da sua vida: aqui iniciou a prática da especialidade de «otorrino», fez amigos para a vida, foi preso por motivos políticos, decidiu casar, viveu, conviveu e escreveu. Aqui ou a partir daqui recolheu episódios, cenários e tipos que lhe serviram de inspiração para algumas das suas obras mais importantes. Mas também alguma amargura, pelos momentos particularmente difíceis que teve de enfrentar. Talvez por isso, sendo Leiria um marco tão significativo na sua produção literária, é um dos pontos do seu percurso de vida mais esquecidos pelos biógrafos. Possivelmente, porque ele próprio, durante muitos anos, o obliterou ou tentou obliterar… Retomando o acto reconciliatório em que Torga participou, em 1980, quando foi homenageado pelos leirienses nos seus 50 anos de carreira, este «Guia da Cidade» é também um gesto de reconciliação de Leiria com a sua história urbana, nem sempre avisada e consensual.»
Na opinião da Presidente da Junta, em texto de apresentação constante do livro, «esta pequena brochura bilingue (português / inglês) é o resultado de muitos pedidos surgidos após a edição inicial apenas em Língua Portuguesa e que fazia falta, sobretudo pela necessidade de levarmos através do Mundo a nossa Cultura e a nossa Identidade», e que «surge no ano da Comemoração dos 10 anos da Criação do Dia da Freguesia de Leiria para que sirva essencialmente todos os que não dominam a língua Portuguesa».
Depois da apresentação desta versão bilingue do Guia, foi visionado pelos presentes um filme de 1975, realizado por Sinde Filipe, sobre o conto “O leproso”, de Miguel Torga. É o primeiro filme de um ciclo de cinema sobre algumas obras de Miguel Torga, que se espera possa continuar nos próximos anos.