beethoven001

A pessoa do grande compositor Beethoven e o mundo das suas relações foram o motivo para a concepção do livro “O génio da música da era romântica – Ludwig van Beethoven”, a que deitou ombros Júlia Moniz. É um volume com 140 páginas, produzido pela editora Textiverso, de Leiria, e foi apresentado no dia 28 de Outubro de 2012 no salão paroquial da Barreira (Leiria), com a presença da Presidente da Câmara de Leiria (em exercício àquela data), Lurdes Machado, do Presidente da Junta da Barreira, José Cunha, e do Pároco, P. Rui Acácio Ribeiro.
O apresentador foi o Maestro Paulo Lameiro que sublinhou justamente a particularidade de a autora não ter enveredado pela área técnica, com análises comparativas das composições, mas se ter detido sobre o que foi o homem, no seu tempo, e sobre o mundo que o rodeava, desde a família às casas senhoriais, passando pelo mundo da música de então e pelas mulheres. Ou seja, Júlia Moniz estudou um homem genial nos domínios da música, mas foi sobretudo aos valores humanos que se ateve e com os quais se identifica. Afinal, um compositor de génio que teve na portuguesa, sua contemporânea, Luísa Todi uma das suas intérpretes!

 

beethoven002

O livro está dividido em vários pequenos capítulos, que facilitam a leitura e acompanham a vida do compositor à medida que ele vai crescendo e evoluindo no mundo musical da época, sobretudo nas grandes cidades da Alemanha. Como escreve Teresa Vieira no Prefácio, «Júlia Moniz apresenta-nos Ludwig van Beethoven, narra-nos a história da sua vida e, melhor, leva-nos a mergulhar nas várias facetas da sua personalidade, uma dessas personalidades complexas de trato forte e difícil e ao mesmo tempo com uma grande espiritualidade, fazendo-nos pensar que a sua mente e o mundo da sua imaginação, que se expressa através da música, têm forçosamente que estar desajustados deste mundo material e das sociedades onde se move o homem comum».

Durante a sessão, os alunos da Escola de Música AdesbaChorus interpretaram vários temas de Beethoven, sob a direcção de Jorge Narciso e com uma excelente plateia de cerca de uma centena de pessoas. A autora fez ainda oferta de algumas dezenas de livros à Adesba – Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira.