circuitos_memoria01
No Pavilhão Municipal de Exposições da Marinha Grande decorreu, no dia 27 de Abril, o lançamento do livro "Ao encontro da Marinha Grande – Circuitos da memória", da autoria de Gabriel Roldão. Tem 460+8 páginas e é uma edição do Rotary Club da Marinha Grande, com produção da Textiverso e n.º 21 da sua colecção "Tempos & Vidas". A apresentação (ver em "Apresentações") esteve a cargo do Dr. Vítor Hugo Beltrão, que enunciou uma biografia pormenorizada do autor e contou episódios destes circuitos, referindo que «é uma obra que deve fazer parte de todos os lares marinhenses: de fácil leitura, pode ser aproveitada para seguirmos as sugestões dos diferentes percursos.» Foi aplaudido por uma plateia composta por cerca de centena e meia de pessoas.
Este livro é constituído por uma colectânea de textos, com a descrição, rua a rua, justificativa e explicativa da riqueza histórica contida na descrição toponímica exposta nas placas, sinais para a biografia de personalidades, notas sobre elementos tradicionais ou ainda de factos históricos que se prendem com a evolução económica e social da Marinha, que enriquecem cada um dos arruamentos da sua malha urbana.

circuitos_memoria02

Como escreve o autor no próprio livro, «o objectivo fundamental deste trabalho, não sendo exaustivo, é fixar no tempo a maior quantidade possível destes elementos informativos, proporcionando também ao leitor o esclarecimento que se deseja para se relembrarem topónimos que a muitos cidadãos pouco ou nada dirão sem o apoio destas notas.» Com efeito, «a correcta aplicação da "ciência" da toponímia, confrontada com a realidade de um lugar, permite sem grande esforço transmitir a história, a cultura, a geologia, a religião, o fenómeno político, a especificidade do trabalho e do trabalhador, o turismo, a geografia, a fauna e a flora, a arqueologia, a economia, enfim, uma imensa lista de conhecimentos da realidade do passado e da actualidade, que são suporte cultural de um povo para todo o sempre».
Justamente, o Dr. Vítor Hugo disse a esse respeito: «A Toponímia bem tenta recordar "aqueles que por obras valorosas, se vão da lei da morte libertando", mas, apesar de as placas assinalarem as ruas, uns recordam o nome, mas esqueceram a obra; outros, nem isso. E este livro tem a história de todas essas figuras. Por isso todos os marinhenses devem tê-lo num lugar de honra nas suas casas, para recordar a história da sua terra e dar a conhecê-la aos seus herdeiros e amigos.»
O critério que preside ao tratamento toponímico de um lugar, neste caso de uma cidade como a Marinha Grande, mereceu de Gabriel Roldão um aprofundado estudo onde se foram buscar as raízes históricas mais importantes pela sua influência humana, o seu tipicismo, as suas características naturais, o fenómeno social, os seus interesses económicos e, sobretudo, uma forte concentração nos seus fundamentos culturais.