orla_pataias_not01

Foi em Pataias, durante a Feira do Livro que ali decorreu a 18 de Maio de 2013, que foi lançado o livro “50 anos de ocupação do litoral oeste. O caso da freguesia de Pataias, Alcobaça”, da autoria de Paulo Grilo Santos. É um ensaio com 206 páginas, profusamente ilustrado, n.º 22 da colecção “Tempos & Vidas”, da Textiverso.

Como se escreve na sinopse, o presente estudo pretende fazer a análise da ocupação da orla costeira nos últimos 50 anos, utilizando o litoral da freguesia de Pataias no concelho de Alcobaça como exemplo, tentando entender como se processou a sua ocupação e a aplicação dos instrumentos de gestão do território existentes.

orla_pataias_not02

Na apresentação estiveram, para além do autor e do Presidente da Junta de Freguesia de Pataias, Valter Ribeiro, os Professores Dr. Carlos Pereira da Silva e Dr. Nuno Pires Soares, ambos prefaciadores.

Carlos Silva refere-se a este trabalho como «de grande seriedade, credível e que mostra a evolução da ocupação de um litoral menos conhecido». A este respeito, escreve: «A mudança retratada sobre os últimos cinquenta anos reflecte bem os processos pelos quais o país passou ao nível do ordenamento do território, assim como as respectivas consequências. Focando a atenção no litoral português, as mudanças ocorridas culminam na ocupação que actualmente se conhece, com todos os erros cometidos e muito poucas vezes analisados à escala local.» E acrescenta: «O que aqui está retratado, embora centrado em Pataias, representa muito mais do que uma monografia local sobre processos e acções. É antes o retrato de um país que viu estes processos de acção sobre o território multiplicados em vários pontos e cujos efeitos merecem a nossa atenção e, sobretudo, uma compreensão crítica.»

Por sua vez, Nuno Soares considera que o autor «enquadra o litoral da freguesia de Pataias nos processos dinâmicos de urbanização da grande fachada atlântica e interpreta as causas das singularidades locais num quadro mais vasto de mudança que é comum a tantas outras localidades próximas do litoral e que tiveram processos de urbanização semelhantes». Em suma, segundo Nuno Soares, o autor «realiza uma revisão profunda sobre planeamento litoral e apresenta uma análise de processos, agentes e realizações urbanas em consonância com o corpo teórico de investigação». Conclui que «estamos em presença de um excelente trabalho de investigação que muito valoriza a escala local e os estudos de caso de tipo monográfico, no melhor sentido do termo».

O Presidente da Junta de Pataias, Valter Ribeiro, sublinhou ainda a importância deste estudo para a comunidade local e o facto de ter sido um natural a fazê-lo, com o conhecimento de causa que essa circunstância robustece. Sublinhe-se, a propósito, que Paulo Grilo Santos foi colaborador (1987-2004) e director do “Jornal de Pataias” (1994-2004), conhecendo por dentro toda a realidade local.