“Ao Encontro de Leiria” é o título de um livro didáctico, dirigido para um público infanto-juvenil, da autoria de Ana Vale, com edição do Município de Leiria. Com 64 páginas, foi produzido pela Textiverso, de Leiria, e lançado no dia 22 de Abril, na sala do Capítulo do Museu de Leiria. Estiveram na mesa, para além da autora, o Vereador da Cultura da Câmara de Leiria, Dr. Gonçalo Lopes, o editor, Carlos Fernandes, e a apresentadora, Maria Clara de Sousa Fonseca.

 

Justamente nas palavras da apresentadora, este livro constitui «uma proposta de divulgação do património histórico-cultural da cidade, a pensar num público juvenil para o qual não existe muita informação disponível». Ou, mais objectivamente, «trata-se de uma obra despretensiosa que pretende colocar “sementes” nas gerações mais jovens que frutificarão numa vontade de conhecer, respeitar e preservar o património que é de todos».

Depois de um breve enquadramento de Leiria, fala-se de alguns vestígios pré-históricos em Leiria, da Idade Média, dos reis que marcaram Leiria, dos materiais e vestes militares da Idade Média, das lendas locais, da época contemporânea e de personalidades emblemáticas.