O auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande acolheu, no dia 24 de Junho de 2017, o lançamento do livro Orla da Mata. 1- Vida Rural e Povoamento, da autoria de Luís Neto. É um trabalho de 300 páginas, edição do autor, com produção da Textiverso. A apresentação foi feita por Carlos Fernandes e pelo autor.

“Vida Rural e Povoamento” na orla da grande Mata Nacional é a monografia que faltava na historiografia marinhense, uma vez que já outros autores escreveram sobre a actividade industrial, sobre as elites locais e sobre o Pinhal de Leiria. Este trabalho vem, assim, colmatar a desvalorização a que, na historiografia local, se tem submetido a agricultura e o povoamento, ou seja, a vida rural com a sua panóplia de actividades e relações sociais.

 

Este trabalho monográfico, na sua essência, abrange questões como: os primeiros habitats e cultivadores da região, as linhas de água, a demografia em geral, os Lugares, lugarejos e sítios, a propriedade da terra, os géneros cultivados, a produção, preços e consumo, as profissões ligadas à terra, a indústria ligada à vida rural, a usura (crédito, empréstimos em geral), as tributações (foros, impostos e rendas), a administração e  o poder judicial locais. Nessa dinâmica marinhense encontramos sempre casos singulares, fora do contexto e dos ritmos económicos nacionais e até regionais. Termina com um glossário e com alguns anexos que reproduzem mapas, documentos e notícias.

Fruto de investigação em fundos documentais pouco dados à luz, o autor laborou sem espartilhos académicos, embora com o maior rigor, procurando suscitar o interesse dos leitores em geral.