No âmbito do Dia dos Avós, a ADPV – Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida de Liceia (Montemor-o-Velho) e a autora lançaram o livro A avó que sonhava o mar, de Lurdes Breda (texto) e Joana Rita (ilustrações), produzido pela Textiverso. A sessão decorreu no dia 16 de Julho de 2017, na sede da ADPV (antiga escola primária de Liceia), com apresentação de Filipe Monteiro (escritor e mágico), com a animação de Manuel Ribeiro (música) e de Alana Silva (dança). Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e o Presidente da Junta de Freguesia de Liceia.

 

É uma narrativa para crianças escrita e ilustrada a pensar nos avós. Mas também pode ser uma narrativa para os avós escrita e ilustrada a pensar nas crianças. O que a autora pretende, em última instância, é estabelecer uma ponte intergeracional que, numa linguagem simples e poética, a que se juntam imagens de grande delicadeza, nos conduza à magia da infância e aos valores da família, entrelaçando afectos.

Como se escreve na sinopse, trata-se de um livro-poema com pássaros de papel e vento norte. Uma história tão suave como as ondas que embalam os barcos e os sonhos quando a lua espreita, bailando nos olhos de uma boneca de trapos que, no seu brilho interpelativo, se transformam num lugar mágico e intemporal onde o passado e o futuro se unem e se confundem numa história de ternura.