A Biblioteca da Escola Básica de Maceira – Centro Escolar foi o local escolhido para o lançamento, no dia 21 de Outubro de 2017, do livro “Contos pouco prováveis”, da autoria de Ana Cristina Luz. Com 156 páginas, foi mais uma produção da editora Textiverso, de Leiria. Presentes, para além da autora, o editor, Carlos Fernandes, a Vereadora da Educação da Câmara de Leiria, Dra. Anabela Graça, o Presidente da Junta de Freguesia de Maceira, Sr. Vítor Santos, O Director do Agrupamento de Escolas Henrique Sommer, Dr. Jorge Bajouco, e a apresentadora, Dra. Maria do Céu Menezes.

 

Antes da sessão propriamente dita, duas jovens estudantes do Agrupamento, Bruna e Sara, interpretaram, em duo, um tema musical que emprestou juventude e frescura ao ambiente. O Dr. Jorge Bajouco deu depois as boas-vindas e enalteceu a decisão da autora de apresentar naquele local mais uma das suas obras, reforçando assim a colaboração que já várias vezes dera àquela comunidades escolar. No mesmo sentido interveio a Vereadora, salientando a colaboração que a autora tem dado em diversas circunstâncias e o facto de já ter sido mesmo uma das vencedoras do Prémio Literário Afonso Lopes Vieira, o qual, anunciou em primeira mão, vai ser retomado. O Presidente da Junta congratulou-se pelo facto de Maceira acolher uma vez mais uma conterrânea na função de escritora e sublinhou a sua satisfação por isso acontecer naquela Biblioteca. Finalmente, o editor relembrou outros trabalhos da autora com a chancela da Textiverso e a importância de se editarem os autores da nossa região.

A Dra. Maria do Céu Menezes fez então uma longa intervenção, abordando cada um dos 17 contos insertos no livro versando temáticas de índole diversa que vão da história de amor à aventura fantástica, passando pela morte ou pela ausência.

A autora encerrou a sessão agradecendo aos presentes a sua companhia, que lotou a sala, e procedeu depois a autógrafos.