capa will chartersTítulo completo: William Charters - um oficial inglês em Leiria no século XIX
Autor: Ricardo Charters d’Azevedo
Colecção: Tempos & Vidas, 24
ISBN: 978-989-8044- 80-8
N.º de páginas: 512
Preço: 25 euros
Disponibilidade: Disponível Nov./13
[COMO ENCOMENDAR]

 

Sinopse:

Surpreendentemente, existem poucos livros recentes que apresentem a vivência, em pequenas cidades, de famílias durante o século XIX, em Portugal. Com a acumulação de conhecimentos que o autor foi obtendo com outras intervenções em livros e colóquios, não só devido à consulta de fontes primárias, mas aos livros que foi obtendo e consultando, foi possível uma primeira abordagem à cidade de Leiria. Uma deslocação a Berwick-upon-Tweed, no Reino Unido, permitiu-lhe compreender um pouco melhor as origens do seu tetravô, William Charters. E a descoberta da pedra tumular que regista o local de enterramento dos pais deste, bem como das suas irmãs, assim como do testamento de seu pai, Robert Charters, completaram o que faltava saber para encetar um ensaio mais abrangente.

“William Charters - um oficial inglês em Leiria no século XIX” é, pois, uma incursão monumental na vida e hábitos de uma cidade pequena da província na centúria de Oitocentos que deixa entrever toda a dinâmica de uma região e a sua capacidade para sobrepujar de forma resiliente as contrariedades sobrevindas em períodos sucessivos.
Trata-se de um mergulho no passado de Leiria que interessará aos amantes e curiosos da história local, uma vez que consegue dar conta de quem vivia em cada uma das casas no Centro histórico da cidade. Interessará igualmente aos curiosos e investigadores das invasões franceses, pois não só apresenta os movimentos das tropas nesta cidade, como documenta os apoios que o Parlamento inglês forneceu à recuperação económica do distrito, transcrevendo pela primeira vez o relatório da sua aplicação. Passa também pela história da “zanga real” e de outros movimentos de tropas às ordens dos dois irmãos desavindos, D. Miguel e D. Pedro, que várias vezes tiveram Leiria como palco.
Num outro registo, este livro apresenta-nos Leiria durante todo o século XIX, mostrando “quem era quem” e como se divertiam os leirienses, ou simplesmente como viviam. Assunto fulcral é o que se desenvolve à volta do oficial inglês William Charters, que se fixou em Leiria no início do século XIX e de quem se apresentam os seus antepassados no Reino Unido, de par com a explicação da origem do seu apelido. O livro termina com um capítulo sobre a casa de uma das suas filhas e uma análise de como vivia uma família abastada no burgo leiriense em finais do século XIX.