A apresentação ocorreu no bar do Hotel Eurosol
A apresentação, pelo autor, e a distribuição ao público do guia da cidade denominado “A Leiria de Miguel Torga” assinalaram o Dia de Miguel Torga em Leiria. Trata-se de um livro de 48 páginas, da autoria de Carlos Alberto Silva e produzido pela editora Textiverso, que descreve alguns dos espaços da cidade referidos pelo escritor na sua obra ou em que este habitualmente fazia a sua vida. Em particular, são referidos locais como os do consultório e da habitação, a casa de amigos, a biblioteca, o teatro e o edifício onde esteve preso.

A iniciativa, que decorreu no dia 6 de Fevereiro de 2010 nas instalações do Hotel Eurosol, coube à  Junta de Freguesia de Leiria e à Agência local da Fundação INATEL. Na circunstância, foi descerrada uma lápide no local onde o escritor viveu quando casou, nos anos 40, justamente nas imediações daquele hotel, que assinala essa particularidade. Seguiu-se um passeio pela cidade, de acordo com as orientações do guia, no qual participou meia centena de interessados.
A impressão sobre esta iniciativa, recolhida junto dos participantes, foi de grande agrado, não só pela qualidade do livro, mas também pelos locais visitados. E embora se tivesse sentido um certo desconforto com o estado de degradação de alguns edifícios do centro histórico, nota-se, contudo, aqui e ali, um esforço louvável na reconstrução de alguns imóveis, nomeadamente na Praça Rodrigues Lobo, que foi reconhecido pelos passeantes.
No final, os orientadores do passeio, Carlos A. Silva e Carlos Fernandes, exortaram os presentes à leitura das obras de Miguel Torga, nomeadamente as que referem mais directamente aspectos de Leiria e da região.